sábado, 30 de maio de 2009

1ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém







Os folhetos de divulgação começaram a aparecer no início da semana passada, espalhados por todas as paredes de Benfica, e até mesmo junto a caixas de multibanco.

Ficou a curiosidade no ar. E, esta manhã, decidi por lá passar para dar uma espreitadela.









O ambiente que se vivia nesta primeira manhã da 1ª Feira de Artesanato da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém era bastante agradável: os artesãos convidados a participar no pátio da escola, expondo os seus trabalhos (a troco de um pagamento quase simbólico), conversavam animados entre si, iam produzindo mais alguns artigos e sorriam para os visitantes.





Do outro lado do recinto, algumas crianças cantavam e tocavam guitarra, animando a manhã demasiado quente que se fazia sentir; enquanto outras vendiam os seus colares feitos de trapilho; e os pais e encarregados de educação tratavam da exposição e venda de pequenos bolos e guloseimas.





A 1ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém foi organizada pela Associação de Pais da Escola E.B.1 Padre Álvaro Proença (a qual se encontra integrada no Agrupamento de Escolas de Pedro de Santarém ler a história desta escola aqui) e destina-se a angariar fundos para uma viagem de fim de ano lectivo memorável para estas crianças.

Se quer passar um bom bocado, ouvindo música e vendo o que por aí se vai fazendo de interessante a nível de artesanato (e contribuindo, também, para a viagem destas crianças), visite esta feira, que ainda estará aberta amanhã, das 11h às 18h.

Aproveitamos para aqui deixar os nossos sinceros parabéns a esta Associação de Pais pela excelente iniciativa (que demonstra grande empreendedorismo).
E fazemos votos para que, futuramente, se continue a dar continuidade à Feira, como forma de dinamizar a própria coesão social entre os habitantes da freguesia.









11 comentários:

Julio Amorim disse...

A escola que tinha a sua localidade em frente ao Jardim Zoológico, mas que mudou para este lugar em 1969....ano em que a fui "estrear".
Bolas....já passaram 40 anos?

Alexa disse...

Mais uma curiosidade sobre Benfica que desconhecia por completo, Júlio.
Muito obrigada pela partilha!

E quando se localizava em frente ao jardim Zoológico, a escola tinha o mesmo nome que actualmente?

Julio Amorim disse...

O mesminho Alexa! Só que nessa altura a escola funcionava como ciclo preparatório (2 anos) para as escolas técnicas.
Creio que nesse edifício está lá hoje uma universidade (ou estava há poucos anos).

Alexa disse...

Júlio: já estou a visualizar qual é então o edifício onde funcionou a Pedro de Santarém: um palacete lindissímo, todo forrado a azulejos, na Estrada de Benfica, Nº 275, onde agora funciona a Universidade Independente.

Julio Amorim disse...

É isso mesmo....Alexa !

Alexa disse...

Júlio: descobri agora que esse palacete onde esteve instalada a Pedro de Santarém (e, actualmente, está a Universidade Independente) se trata do Convento de Santo António da Convalescença.

Julio Amorim disse...

Desconhecia por completo Alexa !

Aldina disse...

É bom ver a escola de portas abertas à comunidade, esta interacção vai certamente produzir bons frutos. São de felicitar e divulgar este tipo de iniciativas porque nós, pais, estamos, muitas vezes, de costas voltadas para a escola e isso não é bom para a formação dos nossos jovens. As escolas precisam do apoio da comunidade onde se inserem para poderem levar a bom porto os seus objectivos, que são a educação dos nossos filhos. Esta iniciativa em particular trouxe à escola muitas pessoas, que há muito tempo lá não entravam, algumas desde os seus tempos de estudante, num ambiente muito descontraído e alegre que seria bom poder repetir-se

Mariana disse...

A ideia de fazer uma feira dentro da escola é muito engraçada sobtretudo porque pretendeu envolver pais, alunos e restante comunidade. Esteve bastante dinâmica e no segundo dia houve até um grupo de cavaquinhos!!!!
Espero que esta tenha sido uma de muitas iniciativas que irão acontecer. Nota máxima para os organizadores.

Ilda

Alexa disse...

Dina e Ilda: muito bem vindas aqui ao "Retalhos de Bem-Fica".

Ficamos a aguardar mais iniciativas como esta, para que as possamos visitar e aqui divulgar.

Um abraço amigo

Anónimo disse...

A escola Pedro Santarém que nos 60 funcionava quase em sete rios destinava-se só a rapazes para frequentarem o actual 5 e 6º anos, para depois seguirem ou não cursos técnicos. Para raparigas a escola era em S. Sebastião a então Marquela de Alorna que eu frequentei.