sábado, 13 de junho de 2009

Depois do Abate







Depois do abate, a ciclovia está quase concluída e três novas árvores foram plantadas no local das que dali desapareceram.







E será que alguém me consegue explicar porque é que as três árvores mais antigas foram, de facto, cortadas?

É porque, a julgar pelas fotografias acima, apesar do ponto de onde ambas foram tiradas não ser o mesmo, constatamos que as árvores se encontravam alinhadas ao mesmo nível do poste de electricidade onde se encontra um caixote do lixo... a alguma distância da dita ciclovia (e onde agora foram re-plantadas as jovens árvores da mesma espécie das anteriores).





Felizmente, para o negócio da venda de jornais por ali existente, conseguiram a proeza de realizar a dita obra sem sequer a removerem do seu local (ou abaterem)... apesar das pedras da calçada a continuarem a deixar numa situação periclitante.







4 comentários:

Pedro Silva disse...

Cara Alexa
Na verdade é um pouco estranho que tenham cortado àrvores para colocar outra no mesmo lugar. A ùnica hipótese que me ocorre, apesar de muito improvável devido à inépcia dos nossos governantes, é poder ser uma renovação de árvores no local como medida de mitigação ambiental. Isto é, as àrvores durante o seu crescimento asorvem grandes quantidades de CO2 e a constante renovação de àrvores (escolhendo preferencialmente as de crescimento rápido) permitem uma razóvel absorvão desse gás com efeito de estufa. Apesar de ser a única razão plausível duvido bastante q tenha sido por essa razão...

Pedro S.

Alexa disse...

Pedro Silva: muito obrigada pela sua visita ao "Retalhos".

Segundo sugeriram, num outro blog onde escrevo (o "Cidadania Lx"), teriam cortado as árvores que lá se encontravam porque as suas raízes começavam a dar cabo do passeio.
O que, verdade seja dita, também me parece uma razão pouco plausível... sobretudo, porque noutros pontos da freguesia onde isso também sucede não cortaram as árvores.

Enfim...

Smacznego disse...

Pela fotografia, a espécie plantada é bem diferente da anterior. Cortaram-se Populus nigra (choupos) e plantaram-se Tilia tomentosa (tílias). Os choupos são árvores que apresentam alguns problemas em meio urbano, pelo seu rápido crescimento e expansão muito agressiva das raízes à superfície e radialmente, como espécie ripícola que é. As tílias por outro lado, possuem um sistema radical que cresce em profundidade apresentando por isso menores problemas a esse nível. é também uma espécie com maior longevidade e com maior interesse para a arborização em meio urbano, pelo seu porte de árvore de destaque e também pela bela folhagem dourada de que se reveste no Outono. Espero ter ajudado e parabéns pelo blog.

Alexa disse...

Smacznego: muito obrigada pela útil informação que aqui nos deixou.
Um abraço e volte sempre