sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Em busca da 'Euterpe de Benfica'




O Pedro Macieira (do blog "Rio das Maçãs") contactou-nos, há algum tempo atrás, pedindo auxílio na busca que empreendeu pelo destino do legado da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, onde o seu avô - Eugénio Germano Baptista - foi músico e director do jornal da Euterpe.

Junto anexamos mais alguns documentos enviados pelo Pedro Macieira, os quais, para além de nos contextualizarem muito bem uma época, poderão, também, ajudar-nos a compreender melhor a relação da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica com o futebol em Benfica (assunto que Domingos Estanislau, também, demonstrou muito interesse em investigar).

Pedimos, mais uma vez, a todos os nossos leitores que tenham informações sobre estes dois pontos acima mencionados que nos remetam essa informação (por e-mail ou deixando comentário neste blog).

Muito obrigada!






"Olá bom dia, Alexandra,

Vi ontem a reportagem da revista do CM, sobre Benfica, com a referência ao seu blogue. Blogue que tenho acompanhado com interesse, face aos resultados que apresenta e à forma como as pessoas têm aderido.

Hoje e recomeçando a minha tentativa de saber o que aconteceu à Euterpe de Benfica, envio-lhe duas fotos das/da sala(s) de festas da antiga Euterpe de Benfica.
As fotos de hoje, do meu avô Eugénio Germano Baptista, não têm grande qualidade nem estão datadas mas serão do início do séc. XIX.




"Sala(s) da Euterpe de Benfica" (início século XIX)

Digitalizações cedidas por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista



(...)

Envio-lhe também uma página do Jornal da Euterpe, "A Filarmónica" de 13 de Abril de 1912 - "Número único comemorativo do 53º aniversário da Sociedade Filarmonica Euterpe de Bemfica" em que está um interessante artigo sobre a relação da Euterpe e do "Foot-ball de Bemfica"- assunto tratado no seu blogue recentemente (existe uma falta de texto entre a linha 18ª e 22ª por um pequeno corte na página do jornal, mas não cria nenhum problema de leitura).




"Jornal 'A Filarmónica'" (13/04/1912)

Digitalizações cedidas por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar para ampliar]




Também para utilizar da forma que achar mais útil a informação da contra capa de outro número da "A Filarmónica (13 de Abril de 1923). Também número único comemorativo do 64º aniversário da Euterpe - que dá uma panorâmica do comércio de Benfica nessa altura.



"Jornal 'A Filarmónica - contra capa'" (13/04/1923)

Digitalizações cedidas por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar para ampliar]





(...)

Envio-lhe um programa dos 'Festejos ao glorioso mártir S. Sebastião', que se realizou nos 'dias 3, 4 e 5 de Agosto de 1901 em Bemfica', abrilhantada 'no novo coreto' pela 'Philarmonica Euterpe de Bemfica'.


"Programa de Festejos" (1901)

Digitalizações cedidas por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar para ampliar]




Um abraço,

Pedro Macieira"




Face à sua pertinência para o contexto desta busca pelo legado da Euterpe de Benfica, incluímos ainda neste post um texto que nos foi remetido por Domingos Estanislau.




"A Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, foi fundada em 1859, no edifício onde hoje se situa o Restaurante 'David da Buraca', por cima da porta da antiga taberna onde nasceu aquele Restaurante. Está lá uma placa que assinala essa data.

Mais tarde a Sede da Euterpe muda-se para o Nº 30 da
Rua Cláudio Nunes. Salão amplo, considerado por muitos o melhor Salão de Lisboa. Veio a pertencer ao Clube Futebol Benfica, depois de 1933 e após a reorganização do Grupo Futebol Benfica.



"Primeiro Presidente do Clube"

Imagem cedida por Domingos Estanislau



"Primeiros Corpos-Gerentes do Clube"

Em 23 de Março de 1933 realizou-se a Assembleia Geral que assinala a reorganização do Grupo Futebol Benfica (designação esta do Clube Futebol Benfica até essa data). Por força da Constituição da altura o Clube viu-se obrigado a retirar a palavra Grupo e passou a chamar-se Clube Futebol Benfica.

Imagem cedida por Domingos Estanislau





Contou-me, há muitos anos, o Sr. Norberto, sobrinho do Francisco Lázaro, que a Filarmónica passava por dificuldades e, aos poucos, começou a 'desmoronar-se' e Caleya Ribeiro, Presidente do Futebol Benfica deu por um dos elementos a penhorar um dos instrumentos e, em face disso, foi fácil a dissolução e aquele vasto Salão passou a ser pertença do Futebol Benfica.

Tornou-se depois uma Sala de Baile afamada, onde se realizavam aos Sábados e Domingos Matinés e Soirés bastante concorridas, hoje ainda bem recordadas por pessoas da minha idade.

Daquele local descia também a Marcha de Benfica, para embarcar no Carro Eléctrico, que esperava ao fundo da
Rua Cláudio Nunes em plena Estrada de Benfica para levar ao Pavilhão dos Desportos a Marcha representativa do Bairro nas Festas da Cidade.
Velhos tempos!


Domingos Estanislau"





2 comentários:

pedro macieira disse...

Alexandra,
Agradeço a continuação deste meu apelo, "Em busca da Euterpe de Benfica". E graças ao seu blogue, e ao o texto de Domingos Estanislau,a quem agradeço, permitiu-me pela primeira vez obter mais alguma informação sobre a Euterpe de Benfica.
Durante anos, fui várias vezes ao restaurante "David da Buraca" e nem sonhava que ali tinha sido a sede da "Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica" de que o meu Bisavô e Avô foram directores.

Agradeço mais uma vez a sua disponibilidade e espaço do blogue, para resolver esta minha pesquisa.
Um abraço
Pedro Macieira

Alexa disse...

Pedro: não precisa de agradecer, uma vez que os objectivos deste blog se aliam perfeitamente com a sua "busca"... a qual espero, sinceramente, que chegue a bom porto!

Segundo o nosso leitor Jorge Resende nos informou, terá lido em algum lado que a Fundação Mário Soares recebeu espólio sobre o PS oriundo dos arquivos da Sociedade Filarmónica.

Será que mais algum leitor tem informação sobre este assunto?
Ou que Valentim Alexandre aqui poderá voltar?

Um abraço amigo