quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Estrada dos Salgados




"A Estrada dos Salgados era uma das principais vias que dava acesso à Falagueira e à Porcalhota (hoje Amadora).

Logo no início da longa estrada dos Salgados existiu, durante os finais do século XIX e ao longo de muitas décadas do século XX,
um dos Retiros de referência de Benfica e dos seus limítrofes, a par dos retiros das Pedralvas, do Bacalhau (na Venda Nova), do Ferro de Engomar (da Cruz da Pedra, do pai do meu amigo João Perez) mas, sobretudo, o Charquinho, o maior e o mais afamado de todos eles: o Retiro do Caliça.

(...)




"Grupo a almoçar no Retiro do Caliça, situado na Estrada dos Salgados, arredores de Benfica" (c. 1904),
Paulo Guedes, in Arquivo Municipal de Lisboa




O Retiro do Caliça situava-se num pequeno desvio à esquerda de quem entrava na Estrada dos Salgados logo que se atravessava a Estrada Militar vindo de Benfica.




"Grupo a almoçar no Retiro do Caliça, situado na Estrada dos Salgados, arredores de Benfica" (c. 1904),
Paulo Guedes, in Arquivo Municipal de Lisboa



Recentemente, devido às obras do final da CRIL, parte da Estrada dos Salgados foi completamente arrasada, incluindo o local onde, outrora existia o Retiro do Caliça.

A magnífica Quinta dos Lilazes, que lhe ficava próxima (do outro lado da Estrada dos Salgados), também não escapou ao camartelo.




"Portas de Benfica - Pedralvas" (s/ data),
Eduardo Portugal, in Arquivo Municipal de Lisboa



(...)

A Quinta das Pedralvas já não existe. Nela foi construída a Urbanização das Pedralvas.

O edifico da foto [acima] tem muito interesse pois nele foi instalado o Lar do Benfica, na década de 60 do século XX.
O treinador brasileiro Otto Glória, quando veio para treinador do Benfica (onde pontificavam o Mário Coluna, José Augusto, Costa Pereira, Eusébio e outros), concentrou os jogadores neste edifício (os solteiros permanentemente e os casados nas vésperas dos jogos ou noutros outros estágios).

O BLOG cada vez está melhor.



Um abraço de muita amizade do Fausto Castelhano"







3 comentários:

João disse...

Lembro-me de ser pequenito e a minha mãe me dizer "Vamos ali acima ao Caliça, à Quinta dos Lilazes". Sempre que lá íamos - e enquanto a minha mãe se aviava de produtos da quinta que se vendiam no lugar/mercearia que existia logo à entrada (o qual era gerido pela afilhada do dono da quinta) - eu aproveitava para descer aquela entrada relativamente íngreme que dava acesso à quinta propriamente dita. Tudo o que dali se avistava, ou seja, toda aquela vasta área limitada à direita pelo talude da Estrada Militar e com vértices na Brandoa e na Pontinha, eram apenas terrenos, uns plantados e outros meros baldios. Hoje aquilo é Alfornelos, um emaranhado de cimento armado, com estação de metro e tudo.

O nome "Caliça" sempre o achei estranho. Não sabia que tinha lá havido um Retiro com esse nome. Mas continuo sem saber se esse era o nome/alcunha do dono do Retiro ou se já era o nome do lugar...

Quanto ao Lar do Benfica, não me esqueço das grades que tinha para evitar que os jogadores dessem o "salto" durante a noite. Essas grades estavam deformadas, abertas à força, pois os jogadores piravam-se mesmo e, não raramente, vinham até cá abaixo à Estada de Benfica onde passavam algum tempo no Penalty, que eu julgo ter sido propriedade do Cavém. Mesmo assim, talvez por vezes menos bem dormidos, não deixavam de ser campeões... ;-)

De facto, os jogadores que eram casados só eram "encarcerados" nas vésperas dos jogos, como era o caso do Coluna e do Pérides, que moravam na minha rua. Eram os nossos ídolos, principalmente dos putos que eram benfiquistas - os quais estavam em nítida maioria. Sempre simpático com a pequenada, por vezes o Coluna até dava uns toques com a malta. Tempos bem diferentes, acima de tudo na vertente mercantil que hoje rodeia o futebol. Hoje em dia, Coluna ganharia um balúrdio e, em vez de morar ali, moraria por certo na Quinta da Marinha ou noutro lugar igualmente refinado.

Julio Amorim disse...

Recordo-me do Lar do Benfica mas não deste angulo !?
Esta fotografia é portanto das "traseiras"...? E as tais grades eram nas janelas?

Não sabia que o Coluna tinha morado na C.N....

João disse...

Morou lá pouco tempo. Talvez durante 1 ano, no máximo...