sábado, 30 de janeiro de 2010

Figuras de Benfica - 1





"VICENTE CALEYA RIBEIRO

Figura inolvidável na vida do Clube



Imagem gentilmente cedida por Domingos Estanislau



Figura inolvidável na vida do Clube bem merece ser recordado apesar de nos ter deixado há cerca de 10 anos.


Caleya Ribeiro foi durante a sua vida um apaixonado do Clube. Viveu intensamente os problemas e os êxitos do Futebol Benfica. Este Clube fez parte integrante da sua família. Aqui ganhou amizades, respeito e admiração de todos. Os tempos eram outros e para além dos méritos incontestáveis daquele homem, o Futebol Benfica era ou foi o paradigma de um Clube em que os laços de sã convivência e amizade se frutificavam com uma simplicidade muito grande e Caleya Ribeiro dotado de grande sensibilidade humana e de grande carácter fazendo jus a esses predicados soube durante a sua existência merecer o respeito e a amizade de todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de lidar de perto.


Pertencendo a uma família de recursos económicos fora do vulgar, bem colocado na sociedade da altura, este homem viveu o Clube com empenho, devoção, sempre preocupado com o presente e o futuro, ajudando de forma efectiva monetariamente tanto a Colectividade como qualquer sócio ou atleta que ele se apercebesse que tinha dificuldades.


Era um homem inteligente e com uma visão extraordinária das coisas. Prestou relevantes serviços ao Clube quer como dirigente quer como simples associado. Faleceu aos 98 anos, com alguma mágoa, porque revelou muitas vezes que gostaria de viver até ao ano 2000 para completar 100 anos de vida. Serviu o Clube durante sete décadas de forma muito empenhada e dedicada. Para ele o Futebol Benfica era intocável, defendeu sempre os interesses do Clube com mestria e saber e foram poucas as vezes que não levou de vencida os seus desígnios em benefício da colectividade.


Foi durante a sua juventude atleta de futebol do Clube. Apresentava-se nos jogos no seu carro próprio mas com motorista particular, se hoje é um luxo o que não seria naquela época, mas esse status não lhe dava qualquer primazia sobre qualquer outro porque Caleya sabia distinguir bem as coisas. Depois de abandonar a actividade desportiva dedicou-se de alma e coração ao seu Clube e como já atrás ficou dito prestou brilhantes serviços ao Clube e sempre de forma desinteressada.

A exigência que punha na sua acção era extensiva ao campo desportivo. Era digamos quase insaciável, isto é, mesmo ganhando exigia sempre mais, mas era uma exigência salutar e compreendida por todos porque adornava os seus actos e exigências com educação e diplomacia.


Fica para a história a cena do stick em Vigo (Espanha). Em 1949 o Futebol Benfica participa num Torneio Internacional de Hóquei em Campo naquela cidade espanhola cujo troféu em disputa foi um stick em cobre banhado a prata. No final à boa maneira dos nossos nuestros hermanos quiseram entregar a miniatura do referido stick ao capitão da equipa do nosso Clube e Caleya Ribeiro fazendo prevalecer a justiça conseguiu agarrar no Troféu em disputa e passá-lo às mãos dos nossos valorosos hoquistas, proclamando: “defendem-no, foi ganho com o vosso suor”. E o stick veio para Portugal e faz parte do nosso espólio desportivo. Aqui está pois a forma decidida e eficiente de resolver o problema a favor do Clube mas com toda a justiça e em defesa da verdade desportiva.


Caleya Ribeiro foi também dirigente da Federação Portuguesa de Futebol e foi o principal dirigente desportivo deste País que influenciou as autoridades estatais a criar o Centro de Medicina Desportiva a fim de que todos os desportistas tivessem acesso aos cuidados médicos, muitas vezes os atletas do Clube por força do nome de Caleya Ribeiro e pela sua acção nesta área foram beneficiados sendo inspeccionados antes dos outros.


Para que a história não esqueça este homem e este futebolbenfiquista de grande estirpe aqui fica este apontamento que peca por defeito, mas não deixa contudo de pôr em destaque o homem, o dirigente e a pessoa.


A história do Clube Futebol Benfica jamais esquecerá VICENTE CALEYA RIBEIRO."



(Publicado no jornal do Clube em Setembro de 2007 – por Domingos Estanislau)





Sem comentários: