domingo, 17 de janeiro de 2010

"No Coração Ferido do bairro de Benfica"




No início da semana passada, fui contactada por e-mail pela jornalista Fernanda Cachão, informando-me que iria efectuar uma reportagem sobre o bairro de Benfica para a revista "Domingo" do jornal "Correio da Manhã" e que gostaria de trocar algumas impressões comigo, depois de ter estado a visualizar este blog.

Não me escondeu que o interesse do jornal em realizar esta reportagem tinha sido motivado directamente pela "questão do violador", mas que gostaria de redigir algo sobre a vida na nossa freguesia.

Não sendo leitora do jornal em questão (por não gostar da sua forma "sensacionalista"), acedi a encontrar-me com a jornalista, pois pareceu-me que a sua reportagem abordaria uma temática interessante.
Na passada 3ª feira, ao fim da tarde, conversámos bastante sobre a História de Benfica, o seu Passado e Presente, os seus habitantes; tendo-lhe também fornecido diversos materiais e fotografias.

Eis o resultado dessa reportagem (clicar nas imagens para as ampliar)...












Devo dizer que, apesar de ter ficado muito aquém das minhas expectativas (mas a comunicação social é mesmo assim!), fiquei contente com a inclusão daquele parágrafo na última página sobre a Causa da Vila Ana e da Vila Ventura e o trabalho que tenho levado a cabo neste blog.

Gostaria, apenas de aqui deixar uma importante rectificação, no direito que me assiste, enquanto informante para esta reportagem (e uma vez que não creio que o jornal "Correio da Manhã" vá rectificar o que quer que seja)...

Tal como eu informei a jornalista, aquando da nossa conversa, apesar de ser "proprietária recente" da casa onde moro em Benfica (mudei-me há cerca de 5 anos de casa da minha mãe - também ela residente em Benfica) e de ter nascido em Alvalade (devido ao facto de, nessa altura, a minha mãe trabalhar nessa outra freguesia), a verdade é que moro há 33 anos em Benfica... pelo que a minha "inserção" neste bairro não é tão recente como o texto da reportagem sugere.





9 comentários:

Anónimo disse...

Eu moro em Benfica há 40 anos. Quando casei "escolhi" morar em Benfica. E nunca me arrependi. Não concordo com esta visão tão pessimista. Acho que o bairro tem uma vida muito interessante, é verdade que há pessoas envelhecidas, mas também há muitos jovens e crianças.
Sempre houve coisas que acabam e outras que começam.
O tempo não pode parar.

Também tenho saudades da gelataria onde hoje é uma casa de câmbios!!!!!



Leonor Nunes

Alexa disse...

Leonor: concordo na íntegra com o seu comentário!

Tenho muita pena que, infelizmente, os aspectos positivos do "nosso bairro" não tenham sido realçados nesta reportagem, talvez por não serem esses os interesses do momento (e que fazem ganhar dinheiro aos jornais).
E olhe que não foi à falta de não os ter referido à jornalista!

Quem lê esta reportagem fica a pensar que em Benfica só existem pessoas idosas e crimes :(

Nesse sentido, aqui deixo alguns dos exemplos positivos que referi à jornalista (e que considero que devem ser valorizados):

1)- o "Jardim Comunitário das Pedralvas" (criado por moradores, que, espontaneamente, decidiram embelezar o terreno baldio entre dois lanços de prédios e não ficaram a aguardar eternamente que a C.M.Lisboa ou a Junta de Freguesia resolvessem os seus problemas);

2)- a entreajuda dos vizinhos em Benfica (que, apesar de cada vez mais se viver entre casa-trabalho e estarmos algo isolados sobre nós próprios, quando há uma emergência ou alguém precisa de ajuda, as pessoas unem-se e existe solidariedade entre quase todos);

3)- as actividades desportivas e culturais desenvolvidas pela Junta de Freguesia;

4)- a UNISBEN e o excelente trabalho que tem desenvolvido com e para os seniores de Benfica;

5)- o facto de, cada vez mais, as pessoas se sentirem unidas em torno das memórias colectivas da freguesia (de que este blog é um excelente testemunho) - factor importante para a coesão social existente em Benfica.

E tantos, mas tantos outros exemplos que seria importante terem vindo referidos!...

Anónimo disse...

Já agora acrescento o movimento de pessoas na Igreja de Benfica. Todas as missas estão cheias.
Acho também é revelador do dinamismo de Benfica.

Leonor Nunes

Alexa disse...

Muito obrigada, Leonor!
Tinha-me esquecido de referir esses aspecto, que, por acaso, também comentei com a jornalista (a propósito não das Missas, mas da Procissão que ocorreu no final do ano passado).

Alexa disse...

Deixo aqui mais uma correcção a todos os leitores que lerem esta entrevista:

Na pág. 2 acima, onde se diz que o avô do escritor António Lobo Antunes emigrou para o Brasil e depois, ao regressar, construiu a casa da fotografia, estilo arquitectura brasileira...
Muito possivelmente houve um lapso da jornalista!

Na verdade, e como referi aquando da nossa conversa, a Vila Ana e a Vila Ventura é que são do estilo "Casas de Brasileiro"; ao passo que a 1ª casa da família Lobo Antunes era do estilo "alemão", dadas as origens da avó dos actuais Lobo Antunes.

Aqui fica a rectificação.

Anónimo disse...

Acabei de ler o artigo sobre Benfica, no CM e fiquei também bastante decepcionada.
É de lamentar que este "jornal", só exponha pontos negativos desta tao querida freguesia!Sim está velha e diferente daquilo que era há 30 anos atrás mas, os netos e bisnetos dos "velhos actuais" virao a pouco e pouco rejovenescer Benfica!!!
Um abraco da
Dulce P.

Alexa disse...

Dulce P. - Infelizmente, para a grande maioria do jornalismo que actualmente se faz neste nosso país só os crimes e as coisas negativas é que fazem vender jornais!

Já ninguém se preocupa em realçar os aspectos positivos da nossa vivência, nem tão pouco em aprofundar os assuntos.
Para além de que, quando os jornalistas já vêm com ideias pré-concebidas e sabendo de antemão o tipo de reportagem que querem fazer (para fazer vender o seu jornal), é muito difícil conseguir mudar o que quer que seja!

Um abraço

bairro disse...

Os aspectos mais importantes da freguesia de Benfica é o bairro da Boavista, mesmo que não apareça nesta reportagem é importante... Até fez que a Presidente Actual ganha-se a Junta de Freguesia de Benfica, vejam lá que somos tão importantes =)

Continuação de um excelente trabalho na divulgação da Freguesia para lá da linha =O)

Joaquim Pinto

Alexa disse...

Joaquim: muito obrigada pela sua visita!

Infelizmente, o Bairro da Boavista foi mais um dos locais esquecidos nesta reportagem...

Mas para que não continue esquecido, temos, desde o início deste blog, um link, na barra do lado direito, para o vosso blog, em "Bairros & Locais".

Sinta-se à vontade para nos enviar mais informação sobre eventos e actividades a serem desenvolvidos no seu bairro, para aqui darmos conta dos mesmos.

Um abraço