segunda-feira, 22 de março de 2010

1º Festival de Jazz em Benfica




Fotografia de Suzana Campar



Realizou-se, de 18 a 21 de Março, o 1º "Junta-te ao Jazz, Benfica", evento que nasceu a partir da ideia de criar, no Auditório Carlos Paredes, um novo espaço ligado à música, em especial ao Jazz.

Aqui deixamos o relato e fotografias de uma leitora que participou no primeiro dia deste festival... com a ressalva de que, talvez, fosse benéfico apostar numa divulgação mais alargada deste tipo de novos eventos culturais, que começam a animar a nossa freguesia.




"Olá Xana,

Em primeiro lugar, como ex-moradora e visitante frequente da freguesia, tenho que começar por um obrigada pelo teu trabalho constante de divulgação do que se passa, como é e como era Benfica :)


Fotografia de Suzana Campar



Quanto ao programa em si, faz todo o sentido que mais como este sejam organizados e divulgados; jazz não é o meu mundo habitual, mas experiências diferentes enriquecem-nos o espírito!

Estava pouca gente no dia em que fomos, talvez os eventos precisassem de mais divulgação por parte da organização, mas pelo menos algumas pessoas passaram de certeza uma noite diferente.




Fotografia de Suzana Campar



(...) seguem umas quantas (pouquinhas) fotos que eu e o teu mano tirámos do evento e do folheto (que tenho comigo, se precisares dele); não ficaram nada do outro mundo, mas espero que te sejam úteis!

Beijinhos e continua!
Suzana"






3 comentários:

Junta-te à Cultura disse...

Olá Alexandra, desde já quero agradecer-lhe imenso em nome da organização ter divulgado o Festival Junta-te ao Jazz desta maneira. Mas quero também dizer que, em primeiro lugar, é extremamente difícil lutar "contra as pessoas". Ter uma comunicação e divulgação de um festival deste tipo quase de guerrilha é muito chocante. E mesmo assim, enquanto organizador e divulgador deste festival, acho que foi, todo ele, chocante, no sentido saudável da palavra. Posso dizer-lhe, que em 4 dias de festival (e não esquecendo que a sala tem 116 pessoas) tivemos pelo menos 70 a 80 pessoas por dia, o que eu acho realmente ter sido um sucesso. Existiram coisas que poderiam ter corrido melhor, é claro que sim. Mas também é muito difícil incentivar as pessoas a assistirem a uma coisa a que não estão habituadas, logo Jazz... Se ainda fosse um Festival de Rock, ou uma peça de teatro com actores conhecidos, assim seria fácil. Mas quero dizer-lhe, que para a organização do Festival, foi um sucesso pelo simples facto das pessoas terem adorado todos os dias, e pelo facto de existirem músicos que têm a sua condição de existência enquanto tal elevada desta forma, como no Festival Junta-te ao Jazz, que promete ter mais edições na manga. Muito obrigado e um grande abraço.
Pedro Limpo

Alexa disse...

Pedro: muito obrigada, antes de mais, pela sua visita ao "Retalhos"!

Em 2º lugar, gostaria de lhe dar (a si e a toda a organização, assim como à Junta de Freguesia) os meus sinceros parabéns pela iniciativa que tomaram, de organizar um festival esta índole em Benfica (a qual espero, sinceramente, que seja para continuar).

A nossa freguesia precisa de novas actividades em termos culturais e sociais, actividades essas que façam com que nos sintamos melhor no espaço em que vivemos e, sobretudo, que não vivamos tão voltados egoísticamente sobre nós próprios.

Infelizmente, não me foi de todo possível estar presente em nenhum dos dias do Festival "Junta-te ao Jazz" (devido a esta outra Luta em que me embrenhei pelas Vilas), mas espero poder participar no próximo ano... e o "Retalhos de Bem-Fica" disponibiliza-se, desde já, para continuar a divulgar este festival.

Abraço amigo

Unknown disse...

Caro Pedro

Parabéns pela organização do Festival. Não pude estar presente o que lamento. Sugiro que se organiza um outro com música tradicional, há muitos músicos e grupos que poderiam ser interessantes.

Abraço