terça-feira, 23 de março de 2010

77 anos de reorganização, mas muitos mais de vida!



(por Domingos Estanislau,
publicado originalmente em "Dicas do Lau")




Faz hoje precisamente 77 anos que o Grupo Futebol Benfica se reorganizava para continuar um trabalho que já tinha alguns anos para trás.
Somos, de facto, um clube centenário. E as provas aí estão. Tem o valor que tem, mas no ano em que se comemora os 100 anos da implantação da República, é, também, de destacar a nossa longínqua longevidade.



Fotografia de Clube Futebol Benfica



Esta taça de 1910, referente ao campeonato de 4ªs categorias da AFL constitui prova inequívoca da nossa longevidade. A Associação de Lisboa, a primeira do país, em antiguidade, comemora agora 100 anos. Quer dizer que o Clube começou logo a competir quando o futebol em Portugal se organizou definitivamente.

Mas a provar um passado ainda mais longínquo aqui está também uma fotografia de 1900. Publicada num dos jornais da Euterpe de Benfica, em 1912, o que prova que estamos para além de 1910.




Fotografia gentilmente cedida por Pedro Macieira, neto do Sr. Eugénio Germando Batista (que se apresenta de boina na fotografia e era, por sua vez, dirigente também da Filarmónica Euterpe de Benfica)




Não resisto a um texto extraido desse jornal publicado no dia 13 de Abril de 1912:

"...sobre o Foot-ball Bemfica, fundado numa época em que os amadores sportivos se contavam por dezenas, num meio hostil, lutando com mais vontade, ele conseguiu firmar-se. Composto na sua quasi totalidade por sócios da Sociedade Euterpe, servindo-se , ao mesmo tempo, e enquanto não tivesse sede própria das salas da Sociedade, era legalisar uma situação, simplesmente, porquanto sempre tivera essas regalias".


Não posso deixar de evocar, neste dia, aqueles que renovando o Clube continuaram uma obra que já vinha de trás e que tem tido um papel importante até aos dias de hoje.



PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL
Francisco Domingos Pires

VICE PRESIDENTE
José Nunes Gouveia

1º SECRETÁRIO
Ramiro Paulo de Oliveira

2º SECRETÁRIO
Artur Alves

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE
António Joaquim Félix

RELATOR
Ramiro Paulo de Oliveira

SECRETÁRIO
Henrique Marques dos Santos

DIRECÇÃO

PRESIDENTE
Contra-Almirante José Miguéis

VICE PRESIDENTE
João Simões da Silva

SECRETÁRIO GERAL
Artur Ferreira Gomes

SECRETÁRIO ADJUNTO
António Antunes Perna

TESOUREIRO
Alberto Caratão Marques

VOGAIS
João Melo
Domingos José Ferreira
Mário Leão
Fernando Pinto Adrião






4 comentários:

João disse...

Gostava que um dia fosse materialmente possível provar que o FóFó tem mais que os 77 anos de vida que oficialmente ostenta. Se um clube de um bairro mais pequeno que Benfica, como é o caso do Palmense, tem 100 anos de existência, por uma questão de lógica de raciocínio custa-me a crer que em Benfica só tivesse vindo a existir um clube 23 anos depois...

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Caro João, se quer uma prova inequivoca dos 100 anos de existência do Futebol Benfica, venha cá ao Clube, que lhe mostro a Taça aqui apresentada onde tem gravado o nome do Clube e a data em que ela foi conquistada. Mas pode provar também em documentação da AFL onde surge o FUTEBOL BENFICA como vencedor desse mesmo campeonato em 1910, primeiro ano de futebol organizado em Portugal.
Muito obrigado

João disse...

Caro amigo Lau, não tenho quaisquer dúvidas em relação a isso. Julgo apenas que terá que ser feito algum trabalho de ordem jurídica (direito administrativo???) no sentido de tornar esse dado histórico numa realidade definitivamente oficial. Por certo será mais fácil de conseguir e - acima de tudo - mais puro de intenções do que o processo de reinvenção da data de nascimento do fcp que foi fabricado pelo conhecido "topo gigio". Se eu fosse jurista de profissão, posso-lhe garantir que teria todo o gosto em o ajudar na prossecução desse objectivo...

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Meu caro amigo João, permita-me que o trate assim, porque efectivamente não o consigo identificar só por João, mas isso pouco importa para já. O importante de facto é conseguirmos não o ano mas o dia em que alguns (sim porque nestas coisas há sempre um grupo)se lembraram de formar um clube e o dia exacto em que isso aconteceu. O que eu sei e ouvi da boca do Sr Norberto Silva (sobrinho do Francisco Lázaro) é que o FUTEBOL BENFICA vem de 1895, o resto de 1900, 1906/08 OU 1910 está confirmado por factos que na minha opinião nunca foram tratados devidamente e eu tenho me envolvido arduamente nesse aspecto e garanto-lhe que os elementos que apresento são reais. Mais:O Clube tem a MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO e a atribuição da mesma é da responsabilidade do Governo e a data indicada do nascimento do Clube vai para além de 1895. De qualquer modo, fico satisfeito por saber que há quem se interesse por estas coisas e portanto só me resta enviar um abraço.