sábado, 27 de março de 2010

"Benfica pede obras para salvar Vilas antigas"




[clicar para ampliar]




Notícia que saiu na edição de hoje (27/03/10) do "Diário de Notícias" sobre a Vila Ana e a Vila Ventura (versão online disponível aqui).

Ficou um pouco aquém das nossas expectativas (sobretudo quando lhes demos o "exclusivo" e bastante informação mais alargada sobre o assunto), mas já sabemos quais as prioridades actuais e como funcionam os mass medias... e sempre é melhor do que nada! :)

Muito obrigada a todos aqueles que tornaram esta notícia possível: Liliana & Javier, Fernando T., António N., Nuno S., Daniel Lam e Steven Governo.





6 comentários:

João disse...

Alexa, a frustação é sempre uma função directa da altura a que colocamos a fasquia das expectativas. Mas neste caso, não vale a pena sentir-se frustada pelo facto do artigo do DN de hoje, ou do CM de há uns meses atrás, não ter correspondido ao esperado. O importante, para já, foi fazer aparecer o tema das vilas nestes dois jornais. E como isso contribuirá, por certo, para que um número crescente de habitantes de Benfica se sintam mobilizados para esta causa, a Alexa só têm é que se sentir bem por tudo aquilo que tem sido conseguido. Mais uma vez, os meus parabéns pelo trabalho realizado...!

Alexa disse...

João: muito obrigada pelas suas palavras!

De facto, como diz, a "frustração é sempre uma função directa da altura a que colocamos a fasquia das expectativas"...

E, para além de eu ser demasiado exigente em tudo aquilo em que me envolvo, pensei também que a questão da reabilitação urbana e da preservação do nosso património histórico pudessem ter mais visibilidade nos nossos mass medias. Mas a verdade é que, face à conjuntura actual, há outros assuntos que são prioritários.

Mas a verdade é que já não foi nada mau termos meia página num jornal!

Lamento é pelas pessoas que se disponibilizaram para esta reportagem, em particular o Sr. Fernando Teixeira, e depois na prática, o resultado de 2 horas de conversa com os jornalistas resume-se a muito pouco nesta peça.

Mas sim, a questão da visibilidade da nossa Causa é mesmo muito importante... e penso que já conseguimos bastante com esta 1ª notícia.

Abraço amigo

João disse...

Alexa: só por uma questão de curiosidade da minha parte, gostava de saber se o executivo da Junta de Freguesia de Benfica, assim como os vários partidos representados na Assembleia de Freguesia, têm uma posição favorável ao teor da petição relativa às vilas ?

Alexa disse...

João: em relação ao executivo da Junta de Freguesia de Benfica e ao Bloco de Esquerda, são favoráveis aos objectivos base do Movimento de Cidadãos, ou seja, as Vilas deverão ser preservadas enquanto símbolo da memória histórica da nossa freguesia (tal facto foi-me transmitido numa reunião que tive com a actual Presidente da Junta).
Quanto ao teor da petição desconheço o seu posicionamento político sobre a mesma.

João disse...

Não existirão mecanismos de intervenção cívica que possibilitem levar a questão das vilas a ser formalmente discutida nas reuniões regulares da Assembleia de Freguesia, por forma a que o executivo da Junta fique politicamente vinculado a uma posição de princípio que não esteja sujeita à volatilidade de opiniões de carácter mais ou menos pessoal e que, por consequência, leve a própria CML a estar em linha com esse posicionamento !? Ou isto só é mesmo possível através de um número mínimo de assinaturas da petição ?

Alexa disse...

Existem, João. Mas a própria Junta de Freguesia está muito limitada no seu campo de acção perante a situação destas Vilas.
Em última instância, é a própria C.M.Lisboa que terá que decidir e compatibilizar os interesses dos proprietários e os dos cidadãos.
Daí toda a linha de actuação que temos tido enquanto Movimento de Cidadãos: iniciámos os contactos com os serviços responsáveis da C.M.Lisboa, demos conhecimento de tudo à Junta de Freguesia e temos estado a reunir assinaturas na petição (que não tem um nº máximo obrigatório de assinaturas) como forma de demonstrar à Câmara que os munícipes querem a preservação destas duas Vilas.
Temos estado a diligenciar muito mais pormenores, sobre os quais prefiro não falar aqui, na medida em que, como se costuma dizer, "o segredo é a alma do negócio" ;)