quarta-feira, 21 de abril de 2010

Casas Devolutas




Numa pesquisa na internet, um pouco ao acaso, acabei recentemente por ir parar ao website de João Gomes Mota, que colaborava no projecto (aparentemente extinto) "Lisboa Abandonada", criado por Pedro Fonseca.

O objectivo desse projecto prendia-se com o retratar as casas devolutas e em ruínas espalhadas pela cidade de Lisboa.
Segundo o seu autor: "Este projecto pretende chamar a atenção para o grave problema das áreas urbanas expectantes - quantos de nós passamos todos os dias por prédios em ruínas sem os vermos?"

Infelizmente, tal projecto, que contava com o auxílio de diversos colaboradores (a nível da elaboração das fotos), parece não ter seguido adiante...
Resta-nos, no entanto, as fotos de algumas casas devolutas em Benfica que, entretanto, já foram demolidas - como este exemplo abaixo (da qual ainda me recordo, quando aí funciova uma Padaria).





Fotografias de João Gomes Mota (2002)




Ficha da Casa na Estrada de Benfica, Nº 629 e 631.

Consultar o Índice das Casas Abandonadas por freguesia (criado por João Gomes Mota).





1 comentário:

Julio Amorim disse...

O Lisboa-Abandonada foi um excelente site. Na altura em que fechou as janelas, já tinha um número considerável de registos e bastantes colaboradores.
Foi bastante mau para Lisboa porque se perderam uns anos de trabalho com o seu desaparecimento. Tinha também um "Fórum" bastante movimentado, onde a ordem do dia era a preservação do edificado antigo de Lisboa.....