domingo, 1 de agosto de 2010

"Movimento cívico quer imóveis históricos Vila Ana e Vila Ventura transformados em projeto social"





:: Lisboa: Movimento cívico quer imóveis históricos Vila Ana e Vila Ventura transformados em projeto social (C/VIDEO)
01-08-2010
In Agência LUSA


Lisboa, 01 de agosto (Lusa) -- A preservação das casas histórias Vila Ana e Vila Ventura, em Benfica (Lisboa) está a envolver muitos munícipes da zona que procuram alertar as autoridades para os riscos de degradação dos imóveis.

Os dois prédios históricos comemoram cem anos de existência e o Movimento de Cidadãos pela Preservação de Vila Ana e Vila Ventura, já entregou mesmo uma petição com 1588 assinaturas para recuperar os imóveis.

"O movimento foi criado em dezembro de 2009" porque "soubemos que empresa proprietária das vilas se preparava para as desanexar do inventário municipal do património. O objetivo era demolir e construir novos prédios no local", recorda Alexandra Carvalho, membro daquele movimento cívico.
Concebidos como chalets familiares, os dois prédios têm uma traça apalaçada que remonta ao século XIX e constituem os únicos registos dos imóveis históricos da zona da Estrada de Benfica.

"Já temos uma vitória. A estrutura consultiva do Plano Diretor Municipal avançou que as casas não podem ser demolidas e ficaram em inventário", explica Alexandra Carvalho.

Os imóveis poderão ser intervencionados apenas no interior mantendo a traça original, mas o movimento cívico gostaria de ver as vilas transformadas em equipamentos sociais: "A zona de Benfica tem carência sociais principalmente para idosos e crianças" mas a "informação que dispomos é que os imóveis serão preservados para habitação".

Para quem passa pela Estrada de Benfica, a imagem dos dois palacetes destaca-se na paisagem e são muitos quem defende a preservação.

"Vivo em Benfica há mais de 40 anos. Assinei a petição para ajudar à preservação das vilas" até porque "nos últimos anos tenho assistido à destruição arquitetónica da zona", disse Lídia Varanda, moradora em Benfica.

FYP

*** Este texto foi escrito ao abrigo do no Acordo Ortográfico***
Lusa/ fim








Sem comentários: