domingo, 5 de setembro de 2010

O Jardim Escola "Carrocel"




Bem perto do "Jardim das Marias", no Nº 682D da Estrada de Benfica, fica o Jardim Escola "Carrocel".

Quando nos deparamos com o actual estado de conservação e utilização da grande maioria das casas testemunhos da memória histórica da freguesia de Benfica, bem podemos dizer que o edifício onde funciona o Jardim Escola "Carrocel" é um verdadeiro oásis.



Fotografia de Alexandra Carvalho



Recentemente, a 18 de Agosto, fruto de alguns trabalhos de pinturas de conservação, foi com alguma surpresa que vimos serem apagados os graffitis de uma das suas fachadas laterais, que tão harmoniosamente conjugavam esta vivenda com o "Jardim das Marias" e o espaço envolvente.



Fotografia de Alexandra Carvalho



Passados alguns dias, o resultado do trabalho do artista de graffiti Nomen e do crew LGN era já visível (ver vídeo mais abaixo), dando nova vida e cor a esta vivenda centenária.

Num desses finais de tarde de uma semana agitada, foi com alegria que me deparei com um casal de pessoas idosas, sentados num dos bancos laterais da vivenda, usufruindo plenamente daquele espaço.
O que me deixou, pelo menos, mais recomposta com o facto da enorme formiga (de que eu tanto gostava) da fachada lateral ter sido apagada.








Gostaríamos de aqui deixar uma palavra de grande apreço à Direcção do Jardim Escola "Carrocel", por tão bem saber conjugar novas formas de arte na preservação de um espaço de utilização comunitária, não deixando assim morrer o mesmo ou votá-lo ao abandono (como, infelizmente, tantos exemplos temos na nossa freguesia), mas transformando-o antes em algo de belo e que dá vida à nossa freguesia!





Sem comentários: