sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31 de Dezembro de 2010...





Copyright - Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura (2010)




... Termina hoje o prazo para que a empresa proprietária das Vilas concluísse as obras de conservação a que foi intimada pela CML... sem que estas tenham sequer sido iniciadas (ou se vislumbre, no local, qualquer indício de que isso venha a suceder)!

Durante este ano, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura pautou a sua luta por esta Causa pela honestidade e clareza dos seus objectivos, dando conhecimento atempado neste blogue, a todos os habitantes de Benfica e pessoas interessadas, sobre o ponto de situação de todo este processo.

Temos, todavia, conhecimento que há conversações e, sobretudo, "jogadas", que têm decorrido nos bastidores, onde (outros) "valores" mais altos se levantam.

Terminamos o ano de consciência tranquila, com a certeza de termos encetado uma luta correcta, nobre e justa pelo (muito) pouco património material que ajuda a construir a História da nossa freguesia, do qual as Vilas são um dos exemplos representativos.
E entraremos em 2011 com a certeza absoluta de que continuaremos a lutar, contra ventos e marés, contra os poderes e (outros) "valores" instituídos, pelo património histórico da nossa freguesia, o qual devemos saber preservar e perpetuar para as gerações futuras… ou correremos o risco de não ter futuro, por alicerçarmos a nossa História unicamente sobre o betão com que os nossos governantes teimam em emparedar as nossas cidades.

Antes que o ano se finde, queremos, assim, aqui deixar o nosso compromisso de honra a todos os que têm acreditado nesta Causa (e a nós se têm juntado), que, em 2011, continuaremos a lutar, exigindo que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) obrigue a empresa proprietária das Vilas (da qual é director o Dr. Henrique de Polignac de Barros - Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários) a realizar as obras de conservação a que foi intimada (não continuando a protelar e arrastar o estado de degradação em que as Vilas se encontram); ou, em alternativa, e de acordo com a Recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa (e, conforme o Movimento de Cidadãos vem solicitando desde o início), que a CML promova uma solução de consenso para o futuro das Vilas, salvaguardando as vertentes social e cultural e tendo em conta as necessidades da nossa freguesia.

A todos os que têm acreditado nesta Causa e na nossa luta, uma palavra de grande apreço e os nossos votos sinceros de que 2011 seja um ano (bem) melhor do que aquilo que alguns preconizam!

O Futuro reinventado não é impossível... Está nas nossas mãos torná-lo realidade!
Experimentem!



P'lo Movimento de Cidadãos

(Alexandra Carvalho)





Sem comentários: