terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Bairro da Boavista degradado e isolado"




Lisboa: Moradores acusam câmara de falta de interesse

Bairro da Boavista degradado e isolado

In Jornal "Correio da Manhã"
Ana Carvalho Vacas com LUSA (Rosa Carreiro)


Um dos bairros sociais mais antigos de Lisboa – o bairro da Boavista, situado na freguesia de Benfica – está em avançado estado de degradação e isolamento. Os moradores apontam o dedo à "falta de interesse" da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia, embora reconheçam que ambas estão muito mais atentas para os problemas.



Fotografia de António Cotrim (LUSA)


No topo das preocupações está o estado das habitações, situação denunciada pelos azulejos partidos, pelas infiltrações de água e pela existência de fendas nos edifícios. Um problema agravado muitas vezes pela falta de responsabilidade e cuidado dos moradores. "A Câmara Municipal está a dar casas a pessoas que as degradam, pondo de parte as famílias de raiz deste bairro", acusa o morador Joaquim Pinto, de 24 anos, denunciando que há muitas casas vazias.

A falta de iluminação é outro problema. No bairro da Boavista há 15 candeeiros apagados. Joaquim Pinto garante que já comunicou a situação à autarquia e que esta lhe disse já ter resolvido o problema. A verdade é que os candeeiros continuam apagados, o que, para os moradores, traduz a falta de atenção da autarquia perante os problemas da Boavista.

A falta de luz potencia outro problema: a insegurança. E para a combater falta policiamento. "Durante a noite, há apenas dois polícias nas ruas", explica o morador, responsável pelo blogue do bairro da Boavista, que em muito contribuiu para chamar a atenção da Câmara e da Junta de Freguesia .

Faltam também transportes, o que impede as pessoas de saírem do bairro. "Os idosos não têm meios para se deslocarem e levantarem as reformas", denuncia.

Além de quererem melhorar a qualidade de vida, os moradores esperam ver reconhecida a importância histórica de um dos primeiros palcos das políticas habitacionais do Estado Novo e dos processos de realojamento das últimas décadas."




A ler no blogue do Bairro da Boavista, as impressões sobre esta visita da LUSA.





2 comentários:

Fausto disse...

Estou solidário com os moradores do Bairro da Boavista! Um bom Ano Novo!

Alexa disse...

:))

Amigo Fausto: a ver se combinamos para breve a visita do "Retalhos de Bem-Fica" ao Bairro da Boavista :)

Abraço