quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mata de Benfica - para quando a requalificação e revitalização?




(por Alexandra Carvalho com Mário Pires)



Foi em 1880 que João Carlos Ulrich, proprietário da antiga quinta e palácio da Feiteira, mandou plantar o bosque que hoje corresponde à área de pouco mais de 4 hectares do Parque Silva Porto.

Em 1910, este espaço foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa (CML), para ali ser instalado um parque público (o qual começou a ser construído a 23/07/1911, numa cerimónia abrilhantada pela presença da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica).





Vídeo de "Retalhos de Bem-Fica" (2011)
Música: "Rue des Cascades", de Yann Tiersen




O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, faz parte das (boas) memórias de diversas gerações de Benfica e não só (conforme podemos ver nos testemunhos apresentados aqui, aqui e aqui).

Infelizmente, a nossa sociedade ao desenvolver-se, dando preferência a uma série de outras infraestruturas, não teve por este espaço de verde (único na nossa freguesia!) o respeito que o mesmo merecia (e que, civicamente, os habitantes de Benfica deveriam exigir da autarquia!)...

Durante anos a fio, a Mata de Benfica tem estado votada ao completo abandono, com uma série de carências e flagelos, que fazem com que o público pouca vontade tenha de aí regressar.

No Verão passado, surgiu a notícia de que o Café e Esplanada da Mata de Benfica viriam a ser explorados pelo Clube Futebol Benfica, num acordo realizado com a CML... Infelizmente, foi sol de pouca dura, na medida em que, ao empreender as diligências necessárias para a abertura do Café, esta instituição desportiva esbarrou com uma série de problemas burocráticos com determinados serviços, o que veio a inviabilizar que, nessa altura estival, este equipamento tenha proporcionado agradáveis momentos aos habitantes da freguesia.

No passado dia 22/12/10, na 57.ª Reunião da Câmara Municipal de Lisboa, ia ser aprovada a Proposta n.º 749/2010 (subscrita pelo Sr. Vereador Manuel Brito e pela Sr.ª Vereadora Graça Fonseca), que visava o aditamento ao Protocolo de Delegação de Competências na Junta de Freguesia de Benfica e respectiva transferência de verba para a realização de obras no Parque Silva Porto.

Esperemos que a mesma se venha a concretizar... E que, muito em breve, a Mata de Benfica, requalificada e com actividades que lhe dêem vida, possa voltar a ser um dos ex-libris da nossa freguesia!










2 comentários:

domingos estanislau disse...

Alexandra relativamente ao Parque Silva Porto, eu, em representação do CLUBE FUTEBOL BENFICA tenho um Protocolo assinado, na CML, para abertura do Bar, como forma de dinamizar aquela zona e também recuperar aquele espaço que foi em tempos uma Piscina. Apesar das várias diligências, por mim feitas, para dar execução a estes projectos, os mesmos continuam na gaveta e o desãnimo cresce. Quando da reunião descentralizada da CML realizada na ESCOLA JOSE GOMES FERREIRA abordei o Vereador Sá Fernandes sobre este assunto e é tudo o que posso dizer.

Alexa disse...

Lau: muito obrigada pelo seu complemento de clarificação ao que tínhamos aqui escrito a propósito dos problemas burocráticos com que o Clube Futebol Benfica "esbarrou" ao tentar empreender as tarefas necessárias para a dinamização do Bar da Mata e espaço da piscina.

É pena que a CML não dê prossecução a estas iniciativas que visam reabilitar espaços da nossa freguesia!

Abraço