segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acessos ao Jardim-de-Infância Nº1 de Benfica



(Sugestão de Post: Vítor Vieira
Texto e Vídeo: Pedro Cardeira - Maio/2010
Complemento final ao Texto: Alexandra Carvalho)






Vídeo de Pedro Cardeira (Maio de 2010)




"Este é o acesso ao Jardim de Infância Nº 1 de Benfica!

Sem passeios, com uma estrada esburacada que se torna num autêntico lamaçal quando chove, com carros estacionados na berma e, para piorar tudo, está em construção a nova escola do agrupamento Pedro Santarém que obriga à circulação de veículos pesados. E para ter a cereja em cima do bolo, a estrada abateu criando uma cratera mesmo a meio, como podem ver nas imagens.

Resultado: crianças e adultos a caminhar estrada fora fazendo concorrência aos automóveis e camiões que naturalmente têm de circular e os pais diariamente com o coração nas mãos a zelarem para que nada aconteça. E tudo isto porque alguém não fez o que devia!

A direcção do Jardim de Infância, a Associação de Pais e os pais em geral alertaram a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Benfica, o Ministério da Educação, o Gabinete do Primeiro Ministro, a Presidência da República! Mas em vão.
As respostas que receberam foram as habituais, remetendo para outro departamento ou acusando a recepção do problema colocado, com excepção da CML que afirmou ser «um arruamento (...) que actualmente só dá acesso a um jardim-de-infância.»

Os pais das crianças do Jardim de Infância Nº1 de Benfica apelam à Câmara Municipal de Lisboa para que intervenha urgentemente neste acesso, criando passeios e estacionamentos, com o fim de evitar futuros acidentes!"






Depois de 3 anos de uma longa luta, parece que, finalmente, a Câmara Municipal de Lisboa acedeu a arranjar uma solução (ainda que) provisória para os acessos ao Jardim de Infância Nº 1 de Benfica!...

O "Retalhos de Bem-Fica" folga em saber que, finalmente, se tenta resolver uma situação incomportável relativamente ao tal «(...) arruamento (...) que actualmente só dá acesso a um jardim-de-infância.» (coisa pouca por sinal, está visto! Talvez só quando a mega-urbanização da antiga Fábrica Simões ali nascer a CML confira a verdadeira importância deste arruamento!).

"Foram três anos de luta e de grande revolta", como nos dizia o Vítor Vieira, cujo filho já não frequenta este Jardim-de-Infância...
O "Retalhos de Bem-Fica" daqui saúda vivamente todos os Pais, Encarregados de Educação e Direcção do Jardim-de-Infância que se empenharam nesta luta, para que os seus filhos e educandos (e todas as crianças que, futuramente, ainda passarão por aquela valência) tivessem acesso a uma verdadeira qualidade de educação (que não se vislumbra apenas em edifícios ou equipamentos!).







2 comentários:

Vítor disse...

Obrigado, Alexandra.

Alexa disse...

Vítor, nós é que lhe agradecemos, não só pela sugestão para este post, mas, também e sobretudo, pelo empenho e luta que tantas pessoas travaram por esta Causa!...
É muito bom saber que ainda há quem se envolva civicamente em Causas, sem delas querer retirar outros dividendos que não a melhoria da qualidade de vida na nossa freguesia! ;)
Abraço