sábado, 26 de fevereiro de 2011

Primavera nas Vilas





(por Alexandra Carvalho)





Vídeo de "Retalhos de Bem-Fica" (2011)




O que a desmatação das Vilas (realizada a 22 e 23 de Fevereiro) teve de positivo, para além da considerável melhoria do impacto visual de dois edifícios centenários (património histórico da freguesia de Benfica), foi, sem dúvida alguma, o ter tornado visíveis alguns aspectos que desconhecíamos nos edifícios (como por exemplo, o caminho existente do lado esquerdo da Vila Ana e o que resta do muro sobranceiro ao mesmo, ou as escadas do 1º andar Dto. da Vila Ventura que davam acesso à antiga quinta)...



Logradouro da Vila Ventura - Antes e Depois
Fotografias de Alexandra Carvalho (Novembro 2010 e Fevereiro 2011)

[clicar na imagem para ampliar]



Vista geral das traseiras da Vila Ana e da Vila Ventura - Antes e Depois
Fotografias de Alexandra Carvalho (Novembro 2010 e Fevereiro 2011)

[clicar na imagem para ampliar]




A desmatação das Vilas tornou, também, mais flagrante o estado perigoso em que se encontram algumas zonas, sobretudo ao nível do muro dos logradouros ainda existentes na Vila Ventura e do telhado de uma das arrecadações).

Enquanto isso, o contentor onde foram recolhidos os detritos vegetais resultantes desta desmatação, continua a permanecer no local!...




Mais uma vez, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura saúda a iniciativa tomada pela empresa proprietária das Vilas de desmatar os terrenos envolventes às mesmas (situação para a qual já vínhamos alertando há largos meses).

Continuando, todavia, a aguardar mais desenvolvimentos e, sobretudo, transmissão de informação sobre as negociações que têm sido empreendidas pela CML junto do Dr. Henrique de Polignac Barros (director da empresa proprietária das Vilas), no que diz respeito ao cumprimento da intimação para a realização de obras de conservação (tal como nos havia sido prometido pela Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta na Reunião descentralizada da CML, realizada em Benfica, a 02/12/10).








Sem comentários: