sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ponto de situação - Vilas





(por Alexandra Carvalho)




Como é do conhecimento público, foi um Movimento de Cidadãos, informal e apartidário, criado em Dezembro de 2009, que trouxe para a "praça pública" (e tem batalhado pela) a questão da preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, dois edifícios centenários, património histórico da freguesia de Benfica - cujo estado de degradação e abandono tem sido ignorado, durante anos a fio, por sucessivas autarquias.

Ora, desde a Reunião descentralizada da CML, realizada em Benfica, a 02/12/10, que o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura aguardava pelo prometido feedback sobre as negociações empreendidas pela CML junto do Dr. Henrique de Polignac Barros - director da empresa proprietária das Vilas.

E, finalmente, em resposta aos nossos e-mails datados de 22/02/11 e de 29/03/11, recebemos hoje, da parte do Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta, o e-mail que aqui divulgamos, para conhecimento público (de salientar, conforme os nossos leitores poderão verificar, que a resposta recebida pelo Movimento de Cidadãos se trata de um forward de um e-mail enviado pela Vereadora à Presidente da Junta de Freguesia de Benfica)...





[clicar para ampliar e ler]






Consideramos, profundamente, lamentável o desenvolvimento de "volte-face" que a intimação para a realização de obras nas Vilas parece estar a tomar.

E não podemos deixar, também, de lamentar a enorme "coincidência" da Vila Ana apenas ter sido emparedada quando o Movimento de Cidadãos solicitou auxílio à Direcção Municipal de Acção Social da CML para as 3 pessoas sem-abrigo que aí pernoitavam. Pessoas essas que, contrariamente ao que vem referido no e-mail acima, e conforme o Movimento de Cidadãos vinha alertando desde Dezembro de 2010, não constituíam um perigo para o edificado (muito pelo contrário, foram essas mesmas pessoas que, em diversas ocasiões, auxiliaram os Moradores-Inquilinos a protegerem as Vilas!).

Em todo o caso, e estando conscientes do rumo que está a ser induzido a este processo, não podemos deixar de aqui expressar publicamente, a todos aqueles que têm lutado e acreditado nesta Causa, que o Movimento de Cidadãos não ficará parado, nem tão pouco será silenciado!...










Sem comentários: