domingo, 19 de junho de 2011

1ª Assembleia Popular de Benfica (resumo)





(por Alexandra Carvalho)




Realizou-se ontem à tarde, a 1ª Assembleia Popular de Benfica, tendo como tema as inundações que têm afectado a nossa freguesia.

Esta Assembleia Popular (AP), promovida por uma residente e um comerciante de Benfica, teve, desde logo, o apoio do "Retalhos de Bem-Fica", quer na sua divulgação, quer no apoio em termos de organização/dinamização e logística da mesma.

Fomentar a participação e estimular a capacitação crítica dos indivíduos, como um exercício de cidadania, são dois dos objectivos intrínsecos ao trabalho que desenvolvemos neste blogue comunitário, pelo que a implementação de Assembleias Populares em Benfica se enquadra plenamente no nosso trabalho.




[clicar na imagem para ampliar e ler]




Numa sociedade que tem vindo, cada vez mais, a "desaprender" o poder da palavra e da participação em termos de cidadania (ou melhor, que, também, tem visto serem lhe usurpados os espaços tendentes à participação e criadas supostas formas de participação "condicionadas"), é de saudar vivamente o facto de, nesta 1ª Assembleia Popular de Benfica, terem estado presentes mais de 60 pessoas - não só da freguesia de Benfica, como, também, de freguesias vizinhas afectadas pelo mesmo problema (em particular da Venda Nova - Amadora).

Para além de habitantes e comerciantes, estiveram, ainda, presentes a Presidente e a Vice-Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, assim como o responsável pelo pelouro do Espaço Público.

A 1ª Assembleia Popular de Benfica contou, ainda, com a participação de um jornalista da Agência Lusa.




[clicar na imagem para ampliar e ler]




De uma forma muito participada, ouviram-se, ao longo da tarde, mais de 20 intervenções dos presentes, que expuseram os testemunhos dos diversos casos em que foram afectados pelas inundações (as quais se iniciaram em 2008, tendo, neste último ano, sido mais graves) e manifestaram opiniões sobre as eventuais causas para este flagelo.

Tendo, ainda, a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica informado, durante a AP, que têm sido organizadas visitas com os Serviços Técnicos responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa aos respectivos locais, no sentido de se identificarem as causas de tais inundações e se encontrarem as devidas soluções; e que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil vai realizar um estudo geológico para avaliar o impacto da construção da CRIL nas frequentes inundações ocorridas na freguesia.

Durante a AP foi votada favoravelmente a criação de um Grupo de Trabalho, com o objectivo de conjuntamente arranjar formas de resolver este problema e de o levar às instâncias competentes para esse efeito.
Este Grupo de Trabalho contará com a presença de um elemento da Junta de Freguesia, que se disponibilizou a participar no mesmo - proposta que foi levada a votação dos presentes na AP e aprovada.

Foram ainda recolhidos os contactos das pessoas lesadas, os testemunhos das situações vividas e foi solicitado a quem tem fotos e vídeos das inundações que os entreguem ao Grupo de Trabalho para se organizar uma pasta com provas dos acontecimentos.

Nenhum/a colaborador/a do "Retalhos de Bem-Fica" estará presente no Grupo de Trabalho (GT) criado nesta Assembleia Popular, na medida em que consideramos que o mesmo deverá ser formado, sobretudo, por pessoas afectadas pelas inundações; no entanto, continuaremos a acompanhar e a divulgar com muito agrado o trabalho desenvolvido por este GT, na medida em que o consideramos um exemplo vivo de como os cidadãos se podem juntar para encontrar soluções para os seus problemas comunitários.

Nesse sentido, disponibilizamos, desde já, os endereços de e-mail dos organizadores desta Assembleia Popular (para o caso de alguém que não pôde estar presente na AP pretender entrar em contacto com eles):



Altino Mesquita (Comerciante) - metrocopia@metrocopia.pt

Rute Lemos (Residente) - rutelemos@gmail.com














Sem comentários: