terça-feira, 19 de julho de 2011

"Concurso de Ideias pelas Vilas"






(por Alexandra Carvalho)





Vídeo: "Retalhos de Bem-Fica" (2011)





Realizou-se, no passado dia 8 de Julho, na antiga Escola Primária António Maria dos Santos (do Clube Futebol Benfica), o "Encontro-Festa pelas Vilas".

Este Encontro-Festa iniciou-se com a animada actuação da Tuna da UNISBEN- Universidade Intergeracional de Benfica, a qual tem acompanhado, praticamente desde o seu início, as actividades de sensibilização levadas a cabo pelo Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura.




Texto de Alexandra Carvalho, lido no início do Encontro-Festa
.

[clicar para ampliar e ler]





Neste Encontro-Festa, que contou com a presença de 56 pessoas, foi lançado um "Concurso de Ideias pelas Vilas", na medida em que, depois de 2 anos de luta por esta Causa, e de em Julho/2010 a Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), ter informado o Movimento de Cidadãos sobre a intenção da empresa proprietária destes edifícios em dar prossecução à intimação da CML para a realização de obras de conservação… Continua tudo na mesma!!!

Decidimos, encetar este "Concurso de Ideias pelas Vilas", que nos permita, até ao final de Outubro, recolher ideias concretas junto da população sobre que tipo de equipamentos ou infra-estruturas de utilização comunitária gostariam de ver criadas nas Vilas.

Um projecto feito pelos cidadãos e para os cidadãos que tenha, necessariamente, o contributo mais alargado da população (da freguesia de Benfica e não só!).

Este processo de consulta e debate público pretende abrir caminho à concretização de uma proposta base (feita pelos cidadãos), que possamos apresentar à Câmara Municipal de Lisboa e ao proprietário das Vilas; assim como, paralelamente, estabelecer contactos com várias entidades no sentido da sua futura viabilização.

Esperamos, com este "Concurso de Ideias pelas Vilas" poder contribuir para um diálogo profícuo com a Câmara Municipal de Lisboa e o proprietário das Vilas, com vista a conjugar harmoniosamente os interesses de todos os envolvidos (incluindo o da população de Benfica e dos inquilinos das Vilas) - conforme já tinha sido aconselhado à CML, em 2010, pela Recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa.





Concepção Gráfica: Alexandra Carvalho (2011) - via Wix

[clicar na imagem para aceder ao website do "Concurso de Ideias pelas Vilas"]





Envie-nos as suas ideias para a Vila Ana e a Vila Ventura das seguintes formas:



1)- Através da Internet

(consulte o website do "Concurso de Ideias pelas Vilas");


2)- Preencha os formulários em formato papel, num dos seguintes locais (em Benfica):

- Comissão de Alunos da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica
(Rua Dr. José Baptista de Sousa - antiga Oficina da Criança);

- Clube Futebol Benfica - Direcção
(Rua Olivério Serpa)

- Livraria/Alfarrabista ULMEIRO
(Av. do Uruguai, nº 13 A)



Divulgue & participe neste "Concurso de Ideias pelas Vilas"!
Obrigada!







Jornal "Sol" de 09/07/11

[clicar na imagem para ampliar e ler a notícia]











Sem comentários: