terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Pequenas estórias de uma livraria de Benfica" (8)




"Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho

Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho"

"O Leãozinho",
de Caetano Veloso





O GATINHO SALVADOR NA PRIMEIRA PESSOA NO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

(por José Antunes Ribeiro)





Vídeo: Retalhos de Bem-Fica (2011)
Fotografias: Alexandra Carvalho (2011)





"- O meu nome é Salvador. Acho que me chamaram assim porque antes de mim aqui habitou uma gatinha chamada Salva, ao que me dizem muito parecida comigo e que está hoje contente e feliz na casa dos meus donos.

Poderia até invejar a sorte dela, mas não é esse o caso. A minha vida aqui na loja é tudo menos monótona e mal tenho tempo para me coçar.

Como adoro que me façam festinhas coloco-me à entrada da porta e é um ver se te avias: crianças (algumas pouco maiores do que eu), rapazes, raparigas (adoro!), senhores, senhoras (adoro!)...
São variados e de todos os tamanhos e feitios aqueles que me passam a mão pelo pêlo... É mesmo assim: a mão pelo pêlo!... E gosto muito quando se metem comigo... desde que não exagerem, porque um gato não é de pau!

Já quando estou deitado na montra em cima dos livros (sempre se aprende qualquer coisinha por osmose, não é?) há pessoas simpáticas a fazerem-me sinais e há outras um bocado brutinhas (benza-as Deus!) que se põem a bater com força no vidro e a fazer barulho. Às vezes penso cá para o meu pêlo: ainda partem o vidro estes animaizinhos (claro, os humanos também são animais)...

Quando estou à porta já fora de horas e os meus donos já não estão por aqui, há pessoas que inventam tudo para se meterem comigo: metem papéis, cordéis, folhas de papel, por baixo da porta, para ver se me apanham a brincar. Deveriam ter mais cuidado com alguns papéis quando chegam do multibanco aqui ao lado e dá para ver que a crise já chegou com todo o seu esplendor...

Queria aproveitar também esta oportunidade para agradecer aos meus donos que me acolheram na loja e também a todas as pessoas que se vão lembrando de mim e me ajudam trazendo comida...
Até estou preocupado porque não largo o meu dono e parece que não se deve comer em excesso!

Em relação à minha dona todos os dias lhe dou miminhos especiais porque foi ela que me acolheu na loja depois de ter sido abandonado numa paragem de autocarro em Alcântara dentro de um cestinho e de ter ficado uma série de horas a miar por socorro!...

Quero também pedir a todos os que me lerem para apoiarem o BAZAR DOS RONRONS da minha amiga Alexandra Carvalho e já que hoje é o DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS quero fazer um pedido especial para que não se esqueçam dos 128 cães e dos 40 gatinhos do Sr. Henrique Nunes, amigo do meu dono Zé Ribeiro! É assim que ele gosta de ser tratado, tenho a certeza.

O que é que vos posso pedir mais? Nunca se esqueçam que homens e animais partilhamos uma Natureza imensamente rica na sua diversidade e que a Harmonia e a Felicidade deverá ser o destino de todos nós!...

Mais um pedido aos meus donos: livrem-se de fechar a loja em Benfica porque é aqui na Av. do Uruguai que já tenho muitas centenas de fãs de todas as idades.
E já agora tragam a gatinha Salva para fazer uma foto comigo aqui no meio dos livros. Eu gostava muito até para saber quem de nós é o mais bonito... Sim, porque o mais culto sou eu! Também não é de admirar com todos estes livros...".

(JAR)












Sem comentários: