domingo, 17 de março de 2013

"Venha plantar uma árvore" na Mata de Benfica




(texto e vídeo de Câmara Municipal de Lisboa)



O Parque Silva Porto, também conhecido por Mata de Benfica, está mais verde.

Reaberto em fevereiro, após limpeza da mata e das árvores derrubadas pelo temporal no início do ano, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Benfica, promoveram, dia 16 de março, a iniciativa “Venha plantar uma árvore connosco. Ajude-nos a tornar Benfica mais verde!”.


 






A poucos dias do início da primavera, a população de Benfica deslocou-se a um “local de que tanto gosta”, e ajudou a “devolver o parque ao seu esplendor”, respondendo ao apelo da Junta de Freguesia, como lembrou a sua presidente, Inês Drummond, que agradeceu à Câmara Municipal de Lisboa, a confiança depositada com a transferência da gestão deste espaço para a Junta.
A intervenção passou, também, pela recuperação do parque infantil, do parque de merendas e do lago, e foi anunciada a instalação de 2 campos de Padel, cuja gestão ficará a cargo do “vizinho” Clube Futebol Benfica, representado nesta iniciativa pelo seu cujo presidente, Domingos Estanislau.
Paralelamente, foi reaberto o Bx-Benfica Extreme Adventure Park, um espaço de aventura e sensibilização ambiental, que, para além dos pacotes aventura e workshops, oferece também festas de aniversário, e Team Building Activities.

Mais de cem árvores, de quinze espécies diferentes, foram plantadas, substituindo as 37 abatidas, fruto da colaboração entre o município e a freguesia, que Sá Fernandes agradeceu, lembrando a importância deste parque “para Benfica e para a cidade”, uma merecida homenagem ao pintor Silva Porto, “um homem da natureza”.

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, lembrou as diversas iniciativas que irão marcar esta semana, e que culminarão no próximo sábado, na Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, com a abertura do Espaço Público da Ribeira das Naus. Um espaço central de Lisboa, importante para a sua população, tal como é “cada espaço em cada freguesia”, disse o autarca.

A parceria com as juntas de freguesias é, nas palavras de António Costa, “a melhor forma de gerir bem os espaços verdes”, considerando que a transferência definitiva das novas competências para as freguesias, a partir de 2014, permitirá “uma cidade mais bem governada”, por entidades que estão “mais perto da realidade local”. Este parque, um dos espaços verdes mais emblemáticos da freguesia, é um pequeno bosque plantado em 1880, por João Carlos Ulrich, no sentido de embelezar o seu Palácio da Feiteira. Deve o seu nome ao pintor António Francisco Ferreira da Silva, que adotou o nome da cidade onde nasceu (Silva Porto, Angola).





Ver aqui outra informação sobre esta iniciativa.




Sem comentários: