sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cão desaparecido na iniciativa "Cat & Dog Lovers"






(por Alexandra Carvalho)



No dia 15/03/14, a Junta de Freguesia de Benfica organizou a iniciativa "Cat & Dog Lovers", na Mata de Benfica, tendo como mote a campanha "Toma lá o teu cocó!" (que nem sequer chega a ser original, dado que já foi antes implementada por uma autarquia espanhola), num dia com imensas actividades para cães e gatos (como foi amplamente divulgado), mas que, afinal, eram só actividades para cães.

Este evento contou com a presença da Casa dos Animais de Lisboa (vulgo Canil/Gatil Municipal de Lisboa), que levou até à Mata de Benfica alguns cães para serem doados para adopção.
Um desses cães, infelizmente, fugiu do local nesse mesmo dia. 



Direitos de autor da imagem original - Junta de Freguesia de Benfica (2014)
Adaptação de imagem



Apesar do ocorrido, não foi colocado nenhum folheto ou apelo com a foto do animal na zona envolvente (ou, sequer, na internet), nem pela Junta de Freguesia de Benfica, nem pela Casa dos Animais de Lisboa (o que, certamente, daria muito mais hipóteses de o animal ser encontrado).

E, quando questionada publicamente na sua página de Facebook sobre este episódio, a resposta da Junta de Freguesia de Benfica foi a seguinte:

"Cara Alexandra Carvalho , o cão da Casa dos Animais da CML, que fugiu no dia deste evento, ainda não foi recuperado pelos encarregados e veterinários da Casa dos Animais que desde o dia do evento foram várias vezes ao local e têm estado atentos à situação. Uma vez que nos últimos 10 dias o cão não tem sido avistado na zona, nem foi apanhado na via pública, e dado o seu perfil de cão pequeno, dócil e bonito, os técnicos da Casa dos Animais da CML acreditam que a maior probabilidade é a ter sido apanhado por alguém que pode ter ficado com ele. Caso tenha alguma informação sobre este assunto, ou conheça alguém que possa ajudar a encontrar o cão, por favor contacte a Casa dos Animais ( tef. 218 172 300 ou casa.dos.animais@cm-lisboa.pt)."

De probabilidades vivem as apostas no Euromilhões, é o que dá vontade de dizer!!!!

O referido cão foi ontem (10/04/14) - passado um mês da sua fuga - apanhado, muito fraco e extremamente doente (derivado da situação que viveu e de não ter sido socorrido a tempo; a colocação de folhetos na zona envolvente teria, certamente, alertado mais moradores e evitado uma situação de extrema vulnerabilidade para o animal).

Só é pena, de facto, que, quando a Junta de Freguesia decide fazer iniciativas deste género - para "branquear" a sua imagem em relação a outras atitudes para com animais, em especial gatos (vide o caso da gaiola para a colónia de gatos, criada na Mata de Benfica) - não tenha os devidos cuidados para precaver o bem-estar dos animais!...
Mas, infelizmente, está mais que visto (por este caso e não só!) que os motivos que levam alguns políticos e autarcas a realizarem actividades com animais, não se prende, de modo algum, com o respeito pelos animais. Deplorável!!!!





Os gatos não vivem em gaiolas!...






(por Alexandra Carvalho)



Na Mata de Benfica, vulgo Parque Silva Porto, vivem, há longos anos, diversos gatos (colónia de gatos essa que foi, devidamente legalizada ao abrigo do Programa Captura, Esterilização e Recolocação - CER da Câmara Municipal de Lisboa). 
Estes gatos eram alimentados e tinham abrigos na fachada principal da Mata, tendo sido aprovada nesse local a colónia pelo Canil/Gatil Municipal de Lisboa. 

No entanto, no Verão passado, com a desculpa de que iriam efectuar obras de reparação no gradeamento da Mata, a Junta de Freguesia de Benfica solicitou aos protectores desta colónia, assim como à pessoa que tem tentado implementar em Benfica um projecto de esterilização e legalização das colónias de gatos de rua, que estes abrigos fossem deslocalizados (tendo sido aprovada a solução alternativa proposta pela Junta de Freguesia). Como se viria a verificar meses mais tarde, esta solução alternativa não era a ideal, na medida em que a casota criada pela Junta de Freguesia de Benfica (assim como o local escolhido) não ofereciam qualquer tipo de protecção aos gatos. 






Fotografias de Alexandra Carvalho (2014)



Alertada para o assunto, e sem contactar qualquer dos envolvidos com a protecção desta colónia de gatos, a Junta de Freguesia de Benfica criou a gaiola que apresentamos nas fotos abaixo (supostamente para abrigar e alimentar os referidos gatos - quando qualquer pessoa que lida diariamente com estes animais sabe que os mesmos não vivem em gaiolas, nem tão pouco os abrigos para gatos de rua são feitos desta forma), onde se destaca uma placa sobre a protecção "(...) dos nossos gatinhos"



Fotografia de Alexandra Carvalho (2014)




Conclusão da estória...
Não só esta gaiola é altamente perigosa para os gatos (não se compreende sequer como é que os mesmos lá conseguem entrar; e, em caso de conseguirem entrar, se houver uma luta entre 2 gatos dentro da gaiola, ao tentarem fugir, os animais poderão ferir-se gravemente), como, graças à plaquinha em questão, nas últimas semanas, têm vindo a ser abandonados no local alguns gatos.




quinta-feira, 3 de abril de 2014

DISCUSSÃO PÚBLICA - Revisão da Proposta do Plano de Pormenor da Zona Envolvente do Mercado de Benfica




(Texto e Imagem de Câmara Municipal de Lisboa)






Informam-se os interessados que a Câmara Municipal de Lisboa, na Reunião de 26 de fevereiro de 2014, deliberou proceder à abertura de um período de discussão pública com 1 sessão pública, da Revisão da Proposta do Plano de Pormenor da Zona Envolvente do Mercado de Benfica


O período de discussão pública decorre de 3 de abril a 7 de maio.

Os interessados poderão consultar a Proposta de Plano e demais documentação, bem como os locais, dias e horas onde terão lugar as sessões públicas neste sítio da internet da CML ou nos locais a seguir identificados: 
- Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) sito no Picoas Plaza, na Rua do Viriato n.º 13 a n.º 17;
- Centro de Documentação, sito no Edifício Central da CML, no Campo Grande, n.º 25, 1.º F;
- Junta de Freguesia de Benfica sita na Avenida Gomes Pereira, nº 17. 

A formulação de reclamações, observações ou sugestões, deverão ser feitas por escrito, até ao termo do referido período e dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, utilizando, para o efeito, o impresso próprio que pode ser obtido nos locais acima referidos ou na página de Urbanismo deste sítio da internet ou, ainda, através do endereço eletrónico dmprgu.dpru.dpt@cm-lisboa.pt."



NOTA:

- Consultar aqui a Proposta de Plano e demais documentação;

- Consultar aqui o impresso próprio para reclamações, observações ou sugestões.